Descrição: A Via dos Italianos é a escalada mais procurada no Pão de Açucar, e com certeza o 5º grau mais clássico do Brasil. Sua linha possui lances técnicos, com crux em V+ e uma visual incrível do Rio. Após os 95m, chegamos a gruta da Italianos, onde faremos uma travessia diagonal para chegar até a P6 da via Secundo Costa Neto, onde começa o famoso “Mar de Agarras”, e após 3 esticões chegaremos ao cume do Pão de Açucar. De onde a descida é feita de bondinho (sem custo) até o Morro da Urca, e depois desceremos de trilha, que dura em torno de 15 minutos.

Aproximação: Trilha com cerca de 30 minutos.

 

 Italianos com Secundo 
 5º Vsup - 260 metros  

 

Descrição: Localizada no Corcovado é uma via é um clássico, que oferece uma escalada bem variada, começando em um diedro, depois continua em agarras com boa aderência, alternando trechos verticais com travessias em diagonal e horizontal. Durante a a escalada você terá uma vista sensacional da Zona Sul do Rio de Janeiro e ao final será recompensado, chegando aos pés de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a estátua do Cristo Redentor.

Aproximação: Trilha com cerca de 30 minutos.

 Via K2 no Corcovado 
 4º V - 140 metros 

 

Descrição: Essa via tem uma importância na escalada, foi a primeira via de escalada conquistada no Pão de açúcar em 1817 por uma Inglesa. Uma escalada de baixa dificuldade técnica , mas que exige bom preparo físico. Uma boa opção para aqueles que buscam experimentar a sensação de escalar uma montanha e desfrutar de uma vista privilegiada.

 Costão no Pão de Açúcar 
 Tenha seu 1º contato com a escalada 

 

 Via Coringa       
 3º IIIsup - 100 metros  

Descrição: Uma das escaladas mais populares do Pão de Açúcar, a Coringa se destaca pela fácil aproximação e a bela vista da entrada da baía de Guanabara, escalada com lances basicamente em agarras e com a graduação baixa, porém pela característica bem específicas da rocha local, alguns escaladores vão achar o grau diferente do sugerido. Depois é possível terminar de escalar o pão de açúcar pela via normal chamada de Costão até o cume e fazer a descida do Bondinho até o Morro da Urca.

Aproximação: Trilha com cerca de 20 minutos.

 Passagem dos Olhos 
 3º IV - 150 metros  

 

Descrição: A Passagem dos Olhos é a via clássica da Pedra da Gávea, impressiona muitas  escaladores pela altura, verticalidade e por ser praticamente toda em horizontal. A via é praticamente toda em agarras e a graduação não é alta, porém a via exige bom controle emocional do escalador nas passagens mais aéreas. Uma escalada inesquecível.

Aproximação: Trilha com cerca de 1h30 minutos.

 Paredão Paraíso Perdido (P3) 
 3º V - 200 metros  

Descrição: Localizada no Parque Nacional floresta da Tijuca mais precisamente no Pico da Tijuca, na Zona Norte da Cidade. Certamente uma via clássica  da cidade, com lances bem verticais e boas agarras e uma vista privilegiada, fazem dessa via uma das mais frequentadas do Rio de Janeiro.

Aproximação: Trilha com cerca de 40 minutos.